Jovem Aprendiz RJ – Como Funciona o programa no Rio de Janeiro

Os programas de aprendizes são, sem dúvida, uma forma diferenciada de oferecer qualidade de vida para nossos jovens mais humildes. De certa forma, as empresas oferecem estas vagas como forma de política social e como forma de demonstrar que se importam com o futuro do país, tutelando alguns jovem de baixa renda e oferecendo uma chance a eles para, ao entrar no mercado de trabalho, tenham mais chances quando estiverem em busca de seu primeiro emprego.

Vamos fala de como este programa funciona, quais as empresas podem ser acessados por ele e quais as vantagens de ser um aprendiz.

Como Funciona o Jovem Aprendiz RJ?

programa jovem aprendiz rj 2015

A grande maioria destes projetos no RJ é feita diretamente pelas empresas, salvo algumas, que mantém associação com o movimento Viva Rio, que criou uma estrutura de seleção e desenvolvimento destes jovens.

Diversas empresas oferecem suas vagas nestes programas, de diversas formas. É importante entrar em contato, primeiramente, com o projeto Viva Rio, para se inteirar de todas as possibilidades e do processo de inscrição.

Os processos individualizados das empresas têm seus próprios regulamentos, embora a maioria acabe seguindo moldes similares ao do regulamento da lei do aprendiz, que são os seguintes:

  • A idade dos aprendizes tem de ser entre 14 e 24 anos;
  • As vagas de aprendizes são oferecidas para estudantes de escola pública, ou egressos das mesmas;
  • Horários diferenciados de trabalho (entre 4 e 6 horas/dia);
  • A grande maioria deles oferece cursos técnicos ou outros tipos de formação em paralelo ao trabalho, algumas vezes ligado ao ramo de trabalho da empresa, às vezes não;
  • O salário é, em média, mínimo ou um pouco menos, salvo exceções que pagam um pouco mais, como o Programa aprendiz da Caixa;
  • São oferecidos contratos de, em média, 1 ou 2 anos, onde o aprendiz goza de alguns dos benefícios da CLT, como FGTS e férias;

Com todas estas vantagens, o ideal é escolher uma empresa, ou várias e fazer sua inscrição.

Empresas que oferecem vagas para Jovem Aprendiz RJ

Dentro do programa Jovem Aprendiz RJ estas são algumas empresas de grande destaque que oferecem programas de aprendizes nestes termos:

Além de muitas outras.

As vantagens de ser um Jovem Aprendiz

Além de ser uma excelente forma de começar sua carreira, você terá acesso, na maioria das vezes, a um curso técnico que será uma ajuda a mais na sua colocação.

Além disso, não é incomum uma empresa, após o período de contrato de aprendiz, efetivá-lo como funcionário, pois ele já conhece a rotina da empresa e, se for uma pessoa dedicada e esforçada, fará com que a empresa cresça muito.

O Jovem aprendiz, especialmente no Rio de Janeiro, vem sendo um dos programas de inclusão social por meio do trabalho de mais sucesso. Por isto mesmo, não perca mais tempo.

Se você corresponde ao perfil de jovem necessário para estes programas, entre em contato com o Viva Rio e continue acompanhando nossos artigos, pois traremos muito mais dicas para você!

Jovem Aprendiz RJ – Como Funciona o programa no Rio de Janeiro
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta