Programa Jovem Aprendiz: Entenda Porque Você deve se Inscrever

Se você é um jovem, tem entre 14 e 24 anos, estuda (ou estudou) em escola pública e está inseguro quanto ao futuro profissional, esta dica é para você. Sabia que existem diversos programas de aprendizes, dentro grandes empresas do mercado nacional, para que você possa começar com o pé direito na sua carreira?

Vamos falar destes programas, de iniciativas de muitas ONGS educacionais Brasil afora para oferecer a você, jovem estudante e em início de carreira profissional, excelentes opções para ingresso no mercado de trabalho.

O Que é a Lei do Aprendiz?

programa-jovem-aprendiz-2015

A lei do aprendiz é o que regula projetos deste tipo, oferecendo a empresas a chance de ter, em até 15% dos seus postos, jovens aprendizes que estudem enquanto desenvolvem seus trabalhos em meio período na empresa, sendo devidamente monitorados por profissionais da área.

Em sua maioria, estes aprendizes são usados como auxiliares administrativos, o que é uma ótima opção, pois abre uma grande quantidade de vagas para o aprendiz, quando ele iniciar sua jornada no mercado de trabalho.

Além disso, existem diversas parcerias entre empresas e instituições educacionais e ONGs relacionadas que, oferecem ao estudante a chance de se qualificar em dobro enquanto cursa o ensino médio, tendo o ensino regular, o ensino técnico e uma jornada de trabalho reduzida.

Em muitos aspectos, programas de aprendizes são também programas de inclusão social, dando preferência para alunos de escola pública de baixa renda, (em alguns deles isto chega a ser critério de eliminação, não permitindo a alunos e jovens de outras origens participarem).

As possibilidades são diversas e, fazendo seu cadastro dentro dos canais adequados, você terá muitas possibilidades para escolher.

Quais Empresas Aceitam o Jovem Aprendiz?

Diversas empresas aceitam o programa jovem aprendiz, mas existem algumas que são mais procuradas, dentre elas vamos citar as seguintes.

Quais são as vantagens do programa Jovem Aprendiz?

As vantagens são diversas. Vamos listar algumas:

  • Primeira experiência assistida: Ao contrário de outras modalidades, o trabalho de aprendiz é supervisionado e os monitores são treinados para oferecer uma experiência adequada e enriquecedora ao aprendiz. Com funções secundárias, mas já tendo responsabilidades para o sucesso da empresa, o aprendiz desenvolver responsabilidade, pontualidade, pró atividade e muitas outras habilidades fundamentais no mercado de trabalho.
  • Em busca da vocação: Ao experimentar o ambiente de trabalho, o aprendiz desenvolve uma noção mais realista do que é seu objetivo na vida profissional, perdendo menos tempo em carreiras que não serão levadas adiante.
  • Possibilidade de efetivação: Não é incomum para as empresas recrutarem aprendizes para suprir vagas definitivas dentro da empresa, os mais dedicados e adaptados a realidade da empresa vão, muito provavelmente, fazer parte do quadro de funcionários.

Como me inscrever e alguns exemplos de empresas para ser Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz oferece suas inscrições de diversas formas, embora algumas ONGs e instituições como o CIEE e o Viva Rio se tornam catalisadores de alunos dentro do perfil.

Algumas empresas, como bancos e empresas mais específicas, preferem fazer suas próprias seleções, pois necessitam de aprendizes com um perfil mais restrito.

Com todas estas opções, tudo o que você precisa fazer é buscar os canais adequados para cadastros (falamos de vários deles aqui mesmo) e aproveitar as chances de que o programa Jovem Aprendiz te oferece!

Programa Jovem Aprendiz: Entenda Porque Você deve se Inscrever
5 (100%) 1 vote

3 Responses to “Programa Jovem Aprendiz: Entenda Porque Você deve se Inscrever”
  1. tcheyseane cardoso cruz 16/10/2015
  2. tchemylle raquel cardoso cruz 16/10/2015
  3. Naiara Cristina Costa De Oliveira 28/01/2016

Deixe uma resposta